Um passeio rápido pelo Cais do Sertão, no Recife

Minha viagem para Pernambuco foi no finalzinho de abril e eu até já dei algumas dicas aqui, mas… Senti necessidade de falar (antes tarde do que muito tarde, né) sobre um lugar que especialmente chamou minha atenção: o Museu Cais do Sertão!

Gostaria de ressaltar que pra eu gostar de um museu, ele deve ser realmente interessante, dinâmico, interativo… e pra eu resolver escrever sobre um é porque ele realmente vale MUITO a pena! Então, quem estiver de passagem por Recife, não deixe de incluí-lo na programação!

O Cais do Sertão fica na região do porto de Recife, é enorme (cerca de 2 mil m²) e, de uma forma bem especial e interativa, apresenta o Sertão e a vida e obra do grande Luiz Gonzaga. São diversos ambientes sensoriais e tecnológicos que contam a história de Gonzaga, curiosidades da literatura de cordel, do Sertão e da cultura nordestina como um todo. Por dentro do museu, um Rio São Francisco cruza o primeiro andar, colaborando para a ambientação dos visitantes. Aliás, a decoração é um detalhe importantíssimo nessa imersão – muito bem feita! Logo na entrada do prédio, por exemplo, você se depara com um juazeiro seco trazido diretamente do interior de Pernambuco!

 

 

E realmente, visitar o Cais do Sertão é uma experiência única. Logo de cara você mergulha em um curta de 180º que relata em 15 minutos a rotina no Sertão. Só depois é que você começa a explorar os demais ambientes. Lá você encontra objetos típicos dos vaqueiros e sertanejos, discos do Luiz Gonzaga e até as sanfonas dele, numa área muito coerentemente intitulada “Joias da Coroa”.

joazeiro_peq_@fredJordaoDivulgacao.jpg

No total, são sete ambientes interligados e divididos por áreas, nomeadas com inspiração em músicas de Luiz Gonzaga: Viver, Ocupar, Cantar, Trabalhar, Migrar, Criar e Crer. O segundo andar é dedicado a discografia dele, que serviu de inspiração para o Cais do Sertão.

É impossível não sair de lá com “Asa Branca” na cabeça – e no repeat.

Museu Cais do Sertão
Endereço: Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife
Telefones: (81) 3084-2074 / 4062-9594

Horário de funcionamento:
Terças e quintas: das 9h às 18h
Sextas-feiras: das 9h às 21h
Sábados e Domingos: das 13h às 19h

Anúncios

Autor: Babi

Carioca, DJ, botafoguense, comunicadora, viajante e sonhadora que quando fica inspirada brinca de ser escritora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s