Sudeste Asiático: Vistos e outras providências

Continuando a série de posts sobre o sudeste asiático, depois de olhar o calendário de monções e definir seu roteiro, o próximo passo é se preocupar com vistos e vacinas dos países que você resolveu visitar. No meu caso: Tailândia, Laos, Vietnã e Camboja.

Para entrar na Tailândia, nós brasileiros não precisamos de visto, mas temos que ter o certificado internacional da vacina contra febre amarela (expliquei como faz para conseguir esse certificado aqui). E eles exigem MESMO. A primeira coisa que você vai fazer ao desembarcar no aeroporto tailandês é ir ao departamento de Health Control mostrar seu certificado e preencher um formulário (eles vão pedir alguns dados burocráticos seus e perguntar sobre sua saúde, do tipo “teve febre nas últimas duas semanas?”, “sentiu dor de cabeça nos últimos dias?”etc etc). Só depois desse procedimento é que você vai se encaminhar ao controle de passaportes.

Já o Laos exige visto para brasileiros. Na verdade o Laos exige visto pra 192 países! A boa notícia é que você só precisa se preocupar com isso ao desembarcar lá. Leve uma foto 3×4 e separe U$30. Ao chegar é só preencher um formulário, pagar e entregar a foto 3×4 para as autoridades locais. Esqueceu a foto 3×4? Calma! Pague U$1 pela foto no local e respire aliviado. O visto é válido por 30 dias.

Novo Documento 2017-04-02

Quem também exige visto é o Vietnã e eu já vou avisando: você vai passar um bom tempo providenciando o visto ao chegar no país. Se quiser arrumar o visto daqui do Brasil, basta solicitar para a Embaixada. Como fiquei com medo de enviar meu passaporte para Brasília, resolvi pegar o visto ao chegar no Vietnã (visa on arrival), mas não foi tão simples quanto no Laos. A primeira coisa que deve ser feita é, daqui do Brasil e com certa antecedência, solicitar uma pré-autorização (http://visa-vietnam.vn/en). Com ela você consegue tirar seu visto do Vietnã ao chegar no aeroporto. O visto custa U$25, fora o valor que você pagar pela pré-autorização (paguei U$18). Leve 2 fotos e prepare-se para ficar quase 1hr no aeroporto só pra resolver isso. Não aconselho entrar no Vietnã de outro jeito que não pelo aeroporto. Se no aero é chato de conseguir, por vias terrestres disseram que é mil vezes pior.

Novo Documento 2017-04-02 (1)

O Camboja é outro que pede visto de entrada para brasileiros e é outro que você consegue providenciar no aeroporto. Basta preencher um formulário ao desembarcar, pagar U$30 e entregar 2 fotos para as autoridades. Mas não se preocupe, não é tão chato e demorado quanto o Vietnã!

Novo Documento 2017-04-02 (2)

Resumindo:

Tailândia: exige vacina contra febre amarela

Laos: exige visto; U$ 30; levar foto

Vietnã: exige visto; levar pré-autorização; U$25, levar foto

Camboja: exige visto; levar foto; U$30

 

Anúncios

Autor: Babi

Carioca, DJ, botafoguense, comunicadora, viajante e sonhadora que quando fica inspirada brinca de ser escritora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s