Me inscrevi no Toefl, e agora?

Vou começar fazendo um pequeno parêntesis:

>> Andei sumida por aqui, mas por um ótimo motivo: emprego novo, uhul. Depois de 4 meses, acho que finalmente consegui colocar minha rotina no lugar – o que se resume a estudar espanhol de manhã, escrever posts no horário do almoço, malhar no final do dia e dormir. #avidaédura <<

Agora vamos ao que interessa: o Toefl!

Para quem não conhece, o Toefl é um exame que testa o seu domínio na língua inglesa e é muito utilizado em universidades e empresas americanas (inglesas e australianas às vezes também) quando selecionam os seus candidatos. O exame é dividido em quatro partes, todas realizadas no mesmo dia e pela internet (não em casa, mas numa escola de idiomas conveniada). São elas:

  • Reading: 60 a 80 minutos com perguntas sobre compreensão de textos acadêmicos e jornalísticos
  • Listening: 60 a 90 minutos nos quais você responde a perguntas sobre palestras ou diálogos que escuta
  • Speaking: 20 minutos nos quais você deve expor a sua opinião sobre alguns tópicos (sempre os mesmos que você já conheceu na parte de reading e listening)
  • Writing: 50 minutos em que você deve escrever duas redações sustentando a sua opinião sobre algum tópico definido

Olhando assim, parece uma prova super longa, e é mesmo. Mas não se animem: apesar da longa duração, o tempo é o principal desafio dessa prova. Como ela é feita virtualmente (sim, você fala com uma máquina), o tempo para pensar nas respostas é marcadinho e você precisa estar preparado para isso.

Então vamos às dicas:

Decore a estrutura da prova

Não sou doida não, isso funciona de verdade. Você precisa chegar lá sabendo exatamente quais são as etapas e como será avaliado em cada uma. Apenas para exemplificar, em uma determinada pergunta na parte de speaking, você é convidado a defender uma opinião e tem uns 30 segundos para pensar nos seus argumentos. Se você espera toda a história acabar para começar a pensar, vai ser difícil sair mais de um argumento! Então decorar a estrutura da prova é o mesmo que usar o tempo ao seu favor.

Ok, Lucyana, mas como eu sei a estrutura? Vamos à próxima dica:

A internet está aí para te ajudar. Aproveite!

O Youtube está cheio, juro, CHEIO de vídeos gratuitos para te ajudar com a prova. Eu usei especificamente desse canal aqui quando eu fiz, mas basicamente o que todos fazem é a mesma coisa: eles ensinam a estrutura e dão os macetes de pontuação. Por exemplo: mais valem dois argumentos medianos que um maravilhoso quando defender a sua opinião.

Só faça quando se sentir seguro

A segurança é o mais importante. Como você está falando com o computador, não tem aquela subjetividade da pessoa olhar para você e perceber seu nervosismo ou insegurança e te dar um copo d`água. Então você tem que chegar confortável com ter que sair falando sem parar mesmo. E é um teste caro, né? Rasgar esse dindin todo dói.

Bom, acho que é isso. Se quiserem tirar alguma dúvida ou saber a minha nota (muahmuahmuah), comentem aqui. Adorarei ajudar! ❤

Anúncios

Autor: Lucy

Formada em Publicidade & Propaganda, é curiosa de nascença e carteirinha. Ah, e apaixonada também: por viagens, por gastronomia, por moda, por marketing e tudo mais de curioso o mundo tiver para oferecer! S2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s