Entenda as monções asiáticas antes de planejar sua viagem

“Monções asiáticas” foi a primeira coisa que joguei no Google antes de começar a planejar minha viagem para o sudeste asiático. Antes mesmo de marcar minhas férias, afinal eu tinha que saber qual seria o mês ideal para viajar para lá, dentro das minhas possibilidades. Depois, quebrei a cabeça para encaixar o roteiro que eu queria dentro do calendário das monções. Indonésia ficou para a próxima, por exemplo, porque o mês que eu escolhi – novembro – já era época de monções por lá. Por outro lado, era o período ideal para conhecer a Tailândia (e mesmo assim conheci  as tais monções pessoalmente, durante alguns dias das férias).

Para ajudar um pouco quem está pensando em ir para lá, resolvi fazer este post explicando como as monções asiáticas funcionam. Primeiro de tudo:

O que são monções asiáticas?

Pense numa chuva torrencial. Multiplique isso por mil. Numa época do ano chove intensamente, noutra, vem a seca. Essa sazonalidade é explicada pela mudança da direção dos ventos de monções – do Oceano Índico para o continente (monção de verão) ou do continente para o oceano (monção de inverno). Quando as monções chegam é um festival de alagamentos, tempestades, raios e tufões. Coisa séria, mesmo.

Ok, então quando ir para a Ásia?

Depende. Para onde você quer ir? É que algumas épocas do ano são favoráveis para conhecer alguns lugares e desaconselháveis para visitar outros.

Vamos ao calendário, lembrando que mesmo na época seca é possível que você se depare com alguns dias de chuvas intensas e intermitentes, como foi o meu caso. Dos 32 dias de viagem, peguei chuva em 4 ou 5 dias, mas foi aquela senhora chuva…

Tailândia: Como o país possui dois mares diferentes, são duas monções. Costa oeste (Phuket, Koh Phi Phi, Krabi, etc): as monções vão de abril a outubro. Costa leste (Koh Samui, Koh Phangan, Koh Tao, etc): as monções vão de setembro a dezembro.

Laos: As monções vão de maio a novembro.

Camboja: As monções vão de maio a outubro, então a melhor época para conhecer é de novembro a abril.

Vietnam: As monções vão de maio a outubro e a época de furacões é de julho a novembro.

Indonésia: As monções vão de outubro a março.

Filipinas: As monções vão de maio a outubro.

Índia: As monções vão de julho a setembro.

Malásia: Assim como a Tailândia, a Malásia também tem duas monções. A costa leste tem monções de novembro a março e a costa oeste de maio a outubro.

Sri Lanka: Também tem duas monções. Sudoeste de maio a agosto e nordeste de outubro a janeiro.

Sul da China: As monções vão de abril a setembro.

 

Vale a pena levar esses períodos de monções em consideração antes de marcar sua viagem para lá, porque as monções podem estragar suas férias com tantos perrengues, além de serem perigosas.

Anúncios

Autor: Babi

Carioca, DJ, botafoguense, comunicadora, viajante e sonhadora que quando fica inspirada brinca de ser escritora.

3 comentários em “Entenda as monções asiáticas antes de planejar sua viagem”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s