5H e 1D, os fenômenos do X-Factor e a visão de Simon Cowell

Ontem estreou o X-Factor Brasil na Band e já estamos ansiosos para saber todas as novidades da primeira temporada do reality no Brasil. Os jurados serão os músicos Alinne Rosa, Di Ferrero e Paulo Miklos (ex-Titãs) e o produtor Rick Bonadio, responsável pelo sucesso dos Mamonas Assassinas e do CPM 22.

Não sabemos ainda se no Brasil o X-Factor terá a mesma repercussão que atinge nos EUA e no Reino Unido, países que já revelaram grandes talentos como a Leona Lewis (quem não conhece a música-chiclete Bleeding Love?) e as bandas-fenômeno entre adolescentes e não-adolescentes One Direction e Fifth Harmony. Aliás, vocês sabiam que as bandas foram constituídas dentro do reality?

One Direction

Cada integrante – Harry Styles, Liam Payne, Louis Tomlinson, Zayn Malik e Niall Horan – se inscreveu separadamente para participar das audições do X-Factor, mas infelizmente não conseguiram se classificar na categoria “meninos”. Foi então que Simon Cowell e Nicole Scherzinger, jurados da competição no Reino Unido, tiveram a ideia de juntar os garotos e formar uma boyband, competindo na categoria “grupos”. Eles não apenas conseguiram a sonhada classificação como chegaram em terceiro lugar na final do reality.

Não sei o que é mais interessante nessa história dos meninos: a visão dos jurados, a importância do trabalho em grupo (afinal, juntos conseguiram algo que individualmente falharam) ou que é mais importante competir que ganhar. Afinal, mesmo em terceiro lugar, a banda teve muito mais destaque que os dois primeiros colocados, Rebecca Ferguson e Matt Cardle. Destaque quero dizer um contrato de meros 2 milhões de dólares com uma gravadora!

Infelizmente, depois da saída de Zayn Malik da banda, os rapazes decidiram fazer uma “pausa” na carreira coletiva em 2016 e se dedicarão às suas carreiras solo. Vamos ver o que acontecerá em 2017!

 

Fifth Harmony

Assim como os meninos do 1D, as cantoras Ally Brooke, Camila Cabello, Dinah Jane, Lauren Jauregui e Normani Kordei não tiveram sucesso individualmente. As cinco foram eliminadas na fase solo do programa e, mais uma vez, Simon Cowell enxergou nisso uma oportunidade de formar um grupo musical – dessa vez composto por 5 meninas.

O grupo, que inicialmente era chamado de Lylas e depois de 1432, acabou tornando-se o “Fifth Harmony” por conta de uma votação do público, também proposta por Simon Cowell. Aliás, foi focando no seu público que a banda conseguiu tanto destaque mesmo sem ficar em primeiro lugar no reality (ela também ficou em terceiro!). É que as meninas passaram por uma verdadeira “enxurrada de marketing” para tornarem-se o que são hoje. Fizeram inúmeras aulas de canto e dança e turnês por escolas americanas, adotando uma estratégia semelhante à do grupo antecessor, o One Direction.

Por enquanto, as meninas estão super bem com seus hits “Worth it” e “Work from home”, mas já existe um clima de tensão por conta dos trabalhos solo de Camila Cabello. Será que elas também vão optar por uma pausa? Ah não! 😦

 

E aí, quem será que vai ganhar o X-Factor Brasil (ou ficar em terceiro lugar, né, acho que dá mais sorte)? Um dos jurados do reality brasileiro foi o responsável pela formação do grupo Rouge. Teremos repeteco de formação de uma banda-sucesso-teen no Brasil?

Ah, se você não assistiu ontem, hoje o programa é reprisado na TNT às 20h30!

 

Anúncios

Autor: Lucy

Formada em Publicidade & Propaganda, é curiosa de nascença e carteirinha. Ah, e apaixonada também: por viagens, por gastronomia, por moda, por marketing e tudo mais de curioso o mundo tiver para oferecer! S2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s