O que todo viajante deve saber sobre a tal da vacina contra Febre Amarela

Antes de fazer qualquer viagem é sempre bom dar uma olhadinha nas exigências para visitar seu destino, como visto ou vacinação. Muitos lugares exigem a vacina contra Febre Amarela, no Brasil e no exterior.

Se você vai sair do país, precisa pegar o certificado internacional com pelo menos 10 dias de antecedência da data de embarque. A boa notícia é que desde julho de 2016 a vacina contra febre amarela é válida para a vida toda. Quem tomou a vacina antes de julho pode ficar tranquilo: ninguém pode impedir a entrada de viajante portando o certificado internacional de vacinação contra a febre amarela. A validade não importa mais, o importante é vacinar.

Para isso, basta se dirigir a qualquer posto de saúde municipal ou estadual com seu documento de identidade. É gratuito, não precisa marcar hora e juro que não dói! Ao se vacinar, você recebe um comprovante de que tomou a vacina, mas não é esse comprovante que você deve apresentar lá fora, não! Guarde esse papelzinho e leve a um dos centros de atendimento da Anvisa. O comprovante internacional fica pronto na hora.

Alguns postos de saúde também emitem o certificado internacional, então você consegue resolver essa pendência no mesmo dia, no mesmo lugar. Procure saber se o posto que você deseja se vacinar emite o certificado internacional.

Se você, assim como eu, se vacinou em algum momento da vida e perdeu o certificado, não entre em pânico: peça a segunda via em algum centro de atendimento da Anvisa.

Alguns lugares que exigem a vacina contra febre amarela: México, Bolívia, República Dominicana, todos os países da África (exceto o Sudão do Sul), Austrália, Arábia Saudita, China, Índia, Camboja, Tailândia, Laos, Vietnã, Filipinas, Indonésia…  Para ter a lista completa, acesse o site da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Boa viagem!

 

 

 

 

Anúncios

Autor: Babi

Carioca, DJ, botafoguense, comunicadora, viajante e sonhadora que quando fica inspirada brinca de ser escritora.

Uma consideração sobre “O que todo viajante deve saber sobre a tal da vacina contra Febre Amarela”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s