10 filmes que se passam no Rio de Janeiro

A gente adora ver um filme e reconhecer os lugares em que as histórias são contadas, né? Se for na nossa cidade natal, então… Por isso separamos 10 filmes que se passam no Rio de Janeiro, nossa cidade maravilhosa. Vamos a eles:

1) Interlúdio – Alfred Hitchcock (1946)

cary-grant-e-ingrid-berman-em-interlc3badio

O filme conta a história de uma jovem (Ingrid Bergman) que foi convidada para ser uma espiã norte-americana no Rio de Janeiro, onde nazistas amigos do pai dela (condenado como espião) estão operando.

2) Orfeu Negro – Marcel Camus (1959)

orfeu

O filme é uma adaptação para o cinema da peça de Vinícius de Moraes, “Orfeu da Conceição”. A história é baseada no mito de Orfeu e Eurídice, transportada para uma favela carioca. No Carnaval, Orfeu (Breno Mello), condutor de bonde e sambista do morro, se apaixona por Eurídice (Marpessa Dawn), uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte (Ademar da Silva).

3) Todas as mulheres do mundo – Domingos de Oliveira (1967)

Todas-as-Mulheres-do-Mundo

O longa conta a história do mulherengo Paulo (Paulo José), que conhece Maria Aline (Leila Diniz) em uma de suas festas de Natal. Ela é noiva de Leopoldo (Ivan de Albuquerque), mas isso não impede que Paulo tente conquistá-la a qualquer custo. Eles começam a namorar e se casam, para a decepção dos amigos de Paulo. Porém, com a rotina do relacionamento e com os ciúmes, ele tem uma recaída.

4) Cidade de Deus – Fernando Meirelles (2002)

cidade-de-deus-2

Tendo no elenco boa parte de atores não profissionais, moradores de comunidades cariocas, o filme conta a saga de personagens reais e imaginários do bairro que surgiu como um conjunto habitacional em Jacarepaguá. Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Com medo de se tornar um bandido, Buscapé encontrou na fotografia a salvação de seu destino e é através de seu olhar atrás da câmera que analisa o dia-a-dia da favela onde vive.

5) Tropa de Elite – José Padilha (2007)

tropa-de-elite1

O filme, que se passa em 1997 e é protagonizado pelo marcante personagem Capitão Nascimento, discute questões como a metodologia brutal da polícia, a corrupção dentro da corporação e o crime organizado instalado nas favelas cariocas. Faca na caveira!

6) Era uma vez – Breno Silveira (2008)

000008

Dé (Thiago Martins), morador da favela do Cantagalo, em Ipanema, e filho da empregada doméstica Bernadete (Cyria Coentro), se apaixona por Nina (Vitória Frate), filha única de uma família rica que mora na Vieira Souto, avenida em frente à Praia de Ipanema. Os dois engatam um relacionamento, porém as diferenças entre seus mundos geram diversas críticas e preconceitos velados.

7) Rio – Carlos Saldanha (2011)

114246.jpg

A animação conta a história de Blu, uma arara-azul nativa do Brasil que mora em Minnesota, nos Estados Unidos, e não sabe voar devido aos anos vividos em cativeiro. Um dia, acidentalmente, Blue vem parar na cidade do Rio de Janeiro – e descobre um mundo diferente de tudo aquilo que já conheceu.

8) Velozes e Furiosos – Operação Rio – Justin Lin (2011)

maxresdefault.jpg

Desde que Brian (Paul Walker) e Mia (Jordana Brewster) tiraram Dom (Vin Diesel) da custódia da polícia, eles têm cruzado diversas fronteiras para evitar as autoridades. Agora, encurralados em um canto do Rio de Janeiro, devem executar um último serviço para conquistar a liberdade.

9) E aí, comeu? – Felipe Joffily (2012)

e-ai-1.jpg

Fernando (Bruno Mazzeo), recém-separado, não se conforma com o fracasso de seu casamento com Vitória (Tainá Muller), enquanto seu amigo Honório (Marcos Palmeira), casado com Leila (Dira Paes), não para de desconfiar que a esposa está traindo ele. Também amigo da dupla, Afonsinho (Emilio Orciollo Netto) sonha em ser um escritor de sucesso, tira onda de intelectual e se relaciona com prostitutas. Juntos, eles vão debater sobre o papel de cada um nesse mundo cheio de mulher.

10) Rio, eu te amo – John Turturro, Fernando Meirelles, etc (2014)

rio-eu-te-amo-738x370.jpg

É o terceiro filme da série Cities of Love (Cidades do Amor). Reúne curtas de dez diretores de diferentes regiões do mundo que contam pequenas histórias amorosas passadas no Rio de Janeiro. Cada uma das histórias revela um bairro e uma característica marcante da cidade maravilhosa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Autor: Babi

Carioca, DJ, botafoguense, comunicadora, viajante e sonhadora que quando fica inspirada brinca de ser escritora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s