Motorista no Rio, já sabe por onde andar?

Há algumas semanas nós, cariocas e motoristas, começamos a notar algumas sinalizações diferentes nas pistas das ruas e avenidas do Rio de Janeiro, certo? É que há uma semana algumas regras criadas pela prefeitura entraram em vigor de modo a permitir o trânsito das delegações olímpicas com maior facilidade.

Já que as regras não estão tããão bem explicadas assim pelas placas nas ruas, vamos a elas:

FAIXAS PRIORITÁRIAS (multa aplicável a partir de 25 de julho):  

 

São aquelas com a linha azul contínua ou tracejada nas vias de BRS que atualmente os ônibus e táxis ocupam. Agora elas serão ocupadas também pelos veículos credenciados. Também serão faixas prioritárias a Avenida Niemeyer (ida e volta) e as vias da Ilha do Fundão (alunos, não se preocupem, a prefeitura bolou uma forma de monitorar quem foi para passar um tempo lá ou quem está só “cortando caminho”). Ah, importante: essas linhas azuis são prioritárias 24 horas por dia e durante toda a semana, ok?

FAIXAS DEDICADAS (multa aplicável a partir de 31 de julho):      

 

São sinalizadas com a logo Rio 2016 e uma linha contínua ou tracejada verde. Nessas pistas, apenas os veículos credenciados poderão passar. Atenção ao bairro da Barra da Tijuca, as principais vias possuem suas faixas dedicadas.

FAIXAS COMPARTILHADAS (multa não aplicável):

 

São as faixas sinalizadas apenas com a logo Rio 2016. Nesse caso, qualquer veículo pode utilizá-la, mas deverá dar preferência ao fluxo dos carros olímpicos. Digamos que é como deixar a ambulância passar!

A boa notícia é que, embora a gente perca algumas faixas que antes significavam uma redução no trânsito, a maioria das instituições de ensino entrarão em férias coletivas, o que consequentemente acarreta numa redução do fluxo. Ufa! Acho que dará para ser carioca nesse período. 🙂

Anúncios

Autor: Lucy

Formada em Publicidade & Propaganda, é curiosa de nascença e carteirinha. Ah, e apaixonada também: por viagens, por gastronomia, por moda, por marketing e tudo mais de curioso o mundo tiver para oferecer! S2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s