Fé na pele – As tatuagens sagradas da Tailândia

É muito comum encontrar estúdios de tatuagem próximos a locais de grande concentração de turistas. Às vezes é difícil resistir à tentação de marcar na pele alguma coisa que te faça lembrar para sempre daquele local. Porém, na Tailândia, fazer uma tatuagem pode ter um significado muito mais especial. É que no país, majoritariamente budista (são mais de 30 mil templos), é possível fazer uma Sak Yant: tatuagem sagrada que oferece proteção, saúde e sorte.  A tradição de marcar na pele um símbolo de fé teria surgido com os soldados cambojanos, que faziam tatuagens antes de ir para a guerra para ganhar proteção e uma ajudinha extra para derrotar seus inimigos.

As Sak Yants são feitas por monges budistas dentro dos templos e com agulhas de bambu. Mas não é qualquer monge que faz qualquer desenho dentro de qualquer templo. Só podem tatuar os monges Ajarn Rung, em templos específicos e cada desenho tem um significado especial – eles é que escolhem o desenho que você terá na sua pele, o tamanho e o local da tatuagem. Mais uma vez: não é uma tatuagem qualquer, é sagrada e, por isso, essas escolhas são baseadas nas crenças e nas tradições do budismo tailandês. Como os monges não podem tocar nas mulheres, são poucos os que fazem as tatuagem nelas e, quando tatuam, utilizam luvas para evitar qualquer contato.

A maneira mais fácil de fazer uma tatuagem sagrada é ir, com ombros e joelhos cobertos, até o templo Wat Bang Phra, a poucos Kms de Bangkok. O templo é tradicional na formação de monges tatuadores e fica aberto todos os dias. Recomenda-se chegar até 9h, pois tem muita fila. Para pagar pela sua Sak Yant, basta comprar uma cestinha com flores, incensos e cigarros e oferecer ao monge que fará sua tatuagem. A cesta custa cerca de 70 baths (menos de R$10,00). No final, o monge faz uma benção e uma oração.

Mas não vá pensando que só porque você fez sua tatuagem sagrada e que o monge te deu uma benção que você está protegido: para a Sak Yant “surtir efeito” é necessário seguir os preceitos da religião budista e não matar, não roubar, não mentir, não cometer adultério, não beber…

 

Os desenhos mais comuns:

Gao Yord

gao

Geralmente é o primeiro a ser feito em quem não tem nenhuma Sak Yant e é a mais poderosa entre elas. Ela representa os nove picos do Monte Meru, onde vivem os deuses hindus, e contém 9 representações de Buda.

 

Hah Taew

sak1

São 5 linhas: 4 originárias dos 4 elementos (terra, fogo, ar, água) e a 5ª linha é Buda. Cada uma das linhas tem um significado: A primeira protege contra injustiças e sua casa. A segunda protege contra a má sorte, invertendo as energias negativas em positivas. A terceira protege contra magia negra e qualquer pessoa que tente algo contra você. A quarta linha traz sorte, sucesso e fortuna. Já a quinta linha aumenta o carisma e atração nos relacionamentos amorosos. A Angelina Jolie tem uma dessas…

Angelina-jolie-neck-tattoo.jpg

Hanuman

yant_hanuman_tua_9_350x350

É o deus-macaco do hinduísmo e representa bravura e coragem. Geralmente ela é usada por militares, policiais, boxeadores e pessoas que lutam por alguma coisa.

 

Suea Hiaw Liang

Tiger-Thai-Tattoo

É um tigre de bengala olhando para trás e traz proteção para tudo o que está ao seu redor.  O tigre representa velocidade e potência, então acredita-se que o dono da tatuagem será temido, mas terá compaixão pelas pessoas.

 

Paed Dan

paed-dan

É uma circunferência com oito representações de Buda em cada metade e mantras. Importante: protege os que viajam.

😉

Autor: Babi

Carioca, DJ, botafoguense, comunicadora, viajante e sonhadora que quando fica inspirada brinca de ser escritora.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s